“Numa altura em que os sistemas educativos formais tendem a privilegiar o acesso ao conhecimento, em detrimento de outras formas de aprendizagem, importa conceber a educação como um todo. Esta perspectiva deve, no futuro, inspirar e orientar as reformas educativas, tanto em nível da elaboração de programas como da definição de novas políticas pedagógicas” .
(Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, coordenada por Jacques Delors)
Vivemos em um ambiente social em constante mutação, marcado pela evolução científica e tecnológica que tem influenciado significativamente o modo como as pessoas se relacionam dentro e fora da escola.
Questões como o consumo desenfreado, a relação acrítica estabelecida com os meios de comunicação e mesmo a desumanização dos indivíduos preocupam cada vez mais pais, professores e outros especialistas que se dedicam aos estudos sobre a educação e as relações sociais de um modo em geral.
Assim, cada vez mais faz-se necessário pensarmos estratégias eficazes que garantam o fortalecimento do papel do educador em um mundo globalizado e complexo mediado pelas tecnologias. Para tanto, é preciso refleltirmos sobre a visibilidade dada atualmente pela escola a dimensão humana daqueles que a fazem. Além do intelecto, é preciso olharmos de forma bastante atenta para a sensibilidade, a espiritualidade e a formação moral dos estudantes para não incorrermos no grave erro de supervalorizarmos apenas o raciocínio, sob a égide da ditadura científica.
No contexto escolar é refletido saberes, forma perceber a educação, o homem e do meio que o cerca. Apresenta analogia de seus autores e co-autores, e a prática educativa está estreitamente ligada a esses paradigmas. Desta forma, na construção da identidade da escola é necessário criar espaços e posturas a fim de propiciar ações estratégicas que viabilizem a inserção das mídias, como recursos pedagógicos e instrumentos para aquisição de novos saberes.
Esse novo cidadão do mundo insere-se cada vez mais na sociedade das tecnologias, portanto, faz-se necessário propiciar-lhe o acesso a elas. Contudo,ele deve estar consciente das potencialidades dessas tecnologias e ”do seu uso para o bem de todos”. Precisamos saber é como reconhecer essas tecnologias e adaptá-las às nossas finalidades educacionais.
Nesse novo cenário, ressaltamos as seguintes propostas, que devem alicerçar o trabalho do professor, que atuar como um mediador na relação entre os estudantes e o conhecimento:
definir claramente a proposta pedagógica, ou seja ,qual será o método de ensino, que caminhos serão escolhidos para que o aluno percorra em busca ao aprendizado (Design Instrucional);
aprender é uma necessidade constante e com a evolução acelerada da ciência e da tecnologia, defendo a integração dos conteúdos à prática (uso dos recursos tecnológicos contextualizados com o currículo com materiais interativos), sem perder de vista os chamados valores humanos, como solidariedade e ética;
atentar constantemente para a dimensão humana dos sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem (alunos, pais, professores e demais colaboradores, considerando-os em sua totalidade e complexidade;
definir seu papel na mediação do contato estabelecido entre sujeito e objeto na escola, atuando como um facilitador da aprendizagem dos educandos.
REFERÊNCIAS
Ciência, tecnologia e sociedade em um mundo globalizado. Disponível em http://www.eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod85840/ acesso em 05 jun. 2010
Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, coordenada por Jacques Delors. O Relatório está publicado em forma de livro no Brasil, com o título Educação: Um Tesouro a Descobrir (UNESCO, MEC, Cortez Editora, São Paulo, 1999). Neste livro, a discussão dos "quatro pilares" ocupa todo o quarto capítulo, pp. 89-102, que aqui se transcreve, com a devida autorização da Cortez Editora. Disponível em http://4pilares.net/text-cont/delors-pilares.htm#Relatório acesso em 05 jun. 2010
Resenha: Os Sete Saberes Necessários À Educação Do Futuro (Edgar Morin). Disponível em http://www.conteudoescola.com.br/site/content/view/89/27/1/9/ acesso em 05 jun. 2010