Espaço criado com o objetivo de discutir estratégias e ferramentas que viabilizem a gestão das mídias no ambiente escolar, em suas dimensões pedagógica, administrativa e tecnológica.

Páginas

sábado, 14 de agosto de 2010

Ações estratégicas que, minimamente, fortaleçam o papel do professor em um mundo globalizado e complexo mediado pelas tecnologias

“Numa altura em que os sistemas educativos formais tendem a privilegiar o acesso ao conhecimento, em detrimento de outras formas de aprendizagem, importa conceber a educação como um todo. Esta perspectiva deve, no futuro, inspirar e orientar as reformas educativas, tanto em nível da elaboração de programas como da definição de novas políticas pedagógicas” .
(Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, coordenada por Jacques Delors)


Vivemos em um ambiente social em constante mutação, marcado pela evolução científica e tecnológica que tem influenciado significativamente o modo como as pessoas se relacionam dentro e fora da escola.


Questões como o consumo desenfreado, a relação acrítica estabelecida com os meios de comunicação e mesmo a desumanização dos indivíduos preocupam cada vez mais pais, professores e outros especialistas que se dedicam aos estudos sobre a educação e as relações sociais de um modo em geral.

Assim, cada vez mais faz-se necessário pensarmos estratégias eficazes que garantam o fortalecimento do papel do educador em um mundo globalizado e complexo mediado pelas tecnologias. Para tanto, é preciso refleltirmos sobre a visibilidade dada atualmente pela escola a dimensão humana daqueles que a fazem. Além do intelecto, é preciso olharmos de forma bastante atenta para a sensibilidade, a espiritualidade e a formação moral dos estudantes para não incorrermos no grave erro de supervalorizarmos apenas o raciocínio, sob a égide da ditadura científica.

No contexto escolar é refletido saberes, forma perceber a educação, o homem e do meio que o cerca. Apresenta analogia de seus autores e co-autores, e a prática educativa está estreitamente ligada a esses paradigmas. Desta forma, na construção da identidade da escola é necessário criar espaços e posturas a fim de propiciar ações estratégicas que viabilizem a inserção das mídias, como recursos pedagógicos e instrumentos para aquisição de novos saberes.

Esse novo cidadão do mundo insere-se cada vez mais na sociedade das tecnologias, portanto, faz-se necessário propiciar-lhe o acesso a elas. Contudo,ele deve estar consciente das potencialidades dessas tecnologias e ”do seu uso para o bem de todos”. Precisamos saber é como reconhecer essas tecnologias e adaptá-las às nossas finalidades educacionais.

Nesse novo cenário, ressaltamos as seguintes propostas, que devem alicerçar o trabalho do professor, que atuar como um mediador na relação entre os estudantes e o conhecimento:


  • definir claramente a proposta pedagógica, ou seja ,qual será o método de ensino, que caminhos serão escolhidos para que o aluno percorra em busca ao aprendizado (Design Instrucional);


  • colaborar ativamente para a construção de uma cultura de paz, calcada num relacionamento próspero de união e felicidade entre todos que atuam no ambiente escolar;


  • estabelecer critérios éticos quanto a utilização das mídias na escola, colaborando para o fortalecimento de uma visão crítica dos educandos com relação aos diferentes recursos tecnológicos disponíveis;


  • elaborar uma proposta pedagógica voltada para a comunicação multidirecional, proporcionando a todos os envolvidos tornarem-se agente do processo educacional;


  • preconizar a ética nas relações estabelecidas no contexto escolar, contribuindo para a construção de valores e princípios entre alunos, professores e a comunidade em geral;


  • aprender é uma necessidade constante e com a evolução acelerada da ciência e da tecnologia, defendo a integração dos conteúdos à prática (uso dos recursos tecnológicos contextualizados com o currículo com materiais interativos), sem perder de vista os chamados valores humanos, como solidariedade e ética;


  • planejar, elaborar, desenvolver e avaliar projetos multidisciplinares com presença ativa das mídias;


  • assegurar de forma contextualizada, a formação de professores, alunos e comunidade na utilização dos recursos tecnológicos;

  • atentar constantemente para a dimensão humana dos sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem (alunos, pais, professores e demais colaboradores, considerando-os em sua totalidade e complexidade;

  • definir seu papel na mediação do contato estabelecido entre sujeito e objeto na escola, atuando como um facilitador da aprendizagem dos educandos.


REFERÊNCIAS


Ciência, tecnologia e sociedade em um mundo globalizado. Disponível em http://www.eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod85840/ acesso em 05 jun. 2010

Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, coordenada por Jacques Delors. O Relatório está publicado em forma de livro no Brasil, com o título Educação: Um Tesouro a Descobrir (UNESCO, MEC, Cortez Editora, São Paulo, 1999). Neste livro, a discussão dos "quatro pilares" ocupa todo o quarto capítulo, pp. 89-102, que aqui se transcreve, com a devida autorização da Cortez Editora. Disponível em http://4pilares.net/text-cont/delors-pilares.htm#Relatório acesso em 05 jun. 2010

Resenha: Os Sete Saberes Necessários À Educação Do Futuro (Edgar Morin). Disponível em http://www.conteudoescola.com.br/site/content/view/89/27/1/9/ acesso em 05 jun. 2010

Um comentário:

  1. Olá Mônica muito bons seus textos. Ótimo designer do blog. Ainda vou ralar para concluir o meu. kkkkk!! Beijos!! Andelma Carla

    ResponderExcluir

:::::::::::Interligue-se Aqui:::::::::::