A leitura e a reflexão sobre os textos de autoria de José Manuel Moran, “Gestão inovadora da escola com tecnologias” (unidade 1) e Maria Elisabette Brisola Brito Prado, “Integração de Mídias e a Reconstrução da Prática Pedagógica (unidade 2) nos remete a importância da utilização da tecnologia no processo de gestão administrativa e pedagógica da escola. Além disso, é possível avaliar a proximidade e a interdependência existente entre ambas, uma vez que para gerenciarmos uma escola de forma satisfatória é necessário fazer uso de estratégias e instrumentos que garantam a excelência no campo administrativo e o êxito na esfera pedagógica.
Porém, mesmo lidando com ambientes e situações adversas, é importante que o gestor detenha competências básicas, que possam suprir as dificuldades organizacionais e estruturais existentes. Sem dúvida, o conhecimento e a utilização dos recursos tecnológicos podem contribuir significativamente no processo de inovação tanto na organização e gestão da escola, quanto na aprendizagem, promovendo mudanças positivas no contexto escolar.
Em seu texto, Moran (p. 2) tenta destacar o uso das tecnologias na gestão administrativa e pedagógica da escola, garantindo que “um diretor, um coordenador tem nas tecnologias, hoje, um apoio indispensável ao gerenciamento das atividades administrativas e pedagógicas”. Assim, ainda segundo o autor, o gestor deve privilegiar a implementação de programas integrados de gestão administrativo-pedagógica, que viabilizam a organização de todas as informações referentes à escola.
Esse novo cenário, no qual temos acesso a uma diversidade cada vez maior de mídias e demais recursos tecnológicos, a serem utilizados na gestão administrativa e pedagógica da escola, nos leva também a constante necessidade de realizarmos novas aprendizagens e de promovermos mudanças em nossas práticas. Nas palavras de prado (p. 6),
A reconstrução da prática requer a sua compreensão e a articulação de novos referenciais pedagógicos que envolvem os conhecimentos das especificidades das mídias, entre outras competências que o paradigma da sociedade atual demanda. Em síntese, o processo de reconstrução do conhecimento e da prática abarca a concepção de aprender a aprender ao longo da vida, numa rede colaborativa que, por sua vez, é viabilizada pela rede tecnológica, integrando as diversas mídias.
É necessário que o gestor assuma uma postura inovadora e desenvolva continuamente um processo de reconstrução da sua prática, que priorize a integração da administração pedagógica e administrativa, otimizando os recursos disponíveis e utilizando-os de forma consciente e autônoma em prol de educação de qualidade para todos.
Fontes:
MORAN, José Manuel. Gestão inovadora da escola com tecnologias
Disponível em http://eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod85357/GTM_UNID1_gestao_inovadora_OBRIGATORIO.pdf acesso em 28/03/010
PRADO, MARIA ELISABETTE BRISOLA BRITO. Integração de mídias e a reconstrução da prática pedagógica
Disponível em http://eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod85357/GTM_UNID2_integracao_de_midias.pdf acesso em 28/03/010
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